Buscar
  • Coletivo Força Motriz

Pantanal: bioma e patrimônio em xeque

  • Por Gabriella Marinho, Equipe Natep Cultiva, CFM.


Hoje nosso post é um pouco mais breve e mais reflexivo, sobre um tema de grande importância e que todos os brasileiros deveriam se atentar: a destruição do Pantanal.


Este bioma abriga mais de 1000 espécies nativas de animais e quase 2000 espécies de plantas, em uma área que representa 1,76% do território brasileiro. É uma área ambiental tão relevante para o patrimônio nacional que a data de hoje, 12/11, é guardada para celebrar, exaltar e lembrar da importância ambiental, cultural e social desse bioma. Porém, se a nação sabe da relevância desta região para o país, em diversos âmbitos, por que nossos próprios governantes não agem de acordo com a suposta atenção que dizem dar ao Pantanal e diversas outras áreas ambientais negligenciadas e, basicamente, entregues ao que as destrói?


Por que é cada vez mais comum vermos o aumento avassalador do desmatamento de áreas que deveriam ser protegidas, guardando nossa história, nossa biodiversidade, nossos povos nativos, nossa identidade? Por que, em nome de indústrias cada vez mais destrutivas, estamos presenciando diante de nossos olhos a perda do que deveria ser protegido, muitas vezes com o aval das instituições e órgãos que deveriam exercer essa proteção? Quem está por trás de tanta destruição?


Desde agosto, o Pantanal vem sendo significativamente afetado por incêndios em proporções nunca antes vistas, que persistiram até o fim de novembro em alguns pontos, apesar da menor cobertura midiática nesse momento, trazendo danos irreparáveis ao meio ambiente, aos moradores locais e a comunidades tradicionais. Investigações feitas nos locais afetados apontam que, como esperado, os responsáveis por tal destruição são grandes fazendeiros que integram o agronegócio da região, evidenciando o quanto este é prejudicial em todos os aspectos.


Com o descaso e a permissividade governamentais para que latifundiários atuem com cada vez menos restrições e responsabilidades, ficamos reféns de um governo extremamente influenciado pela bancada ruralista, e situações como essa serão cada vez mais frequentes. Do lado oposto, pessoas, organizações e povos que lutam arduamente contra essa política destrutiva se veem cada vez mais sem apoio, sendo covardemente apontados como vilões enquanto arriscam suas vidas em nome de uma causa que deveria ser um dos principais interesses do Estado.


Não podemos permitir que esse mecanismo exploratório e destruidor continue persistindo; é cada vez mais necessário e urgente lutar pela reforma agrária, pelo fortalecimento da agricultura de base agroflorestal ou agroecológica no campo e nas cidades, pela superação do agronegócio e pela proteção ambiental, cobrando nossos representantes e escolhendo os próximos tendo esse tópico como essencial. O apoio aos que já fazem esse trabalho é ainda mais essencial, para mostrar que não estão sozinhos nessa luta, que precisa ser abraçada pela massa de uma vez por todas, sem soltar ou afrouxar.



APOIE A CAUSA, ASSINE O MANIFESTO: https://opantanalchama.sospantanal.org.br/

#SOSPANTANAL



Não deixa de acompanhar as nossas redes sociais para outros conteúdos desse tipo! 🤲🏽🌿

Instagram: @coletivoforcamotriz

Facebook: @coletivoforcamotriz

Youtube: Coletivo Força Motriz



- FONTES CONSULTADAS NA PRODUÇÃO DESTE POST -

Contagem Regressiva para a Extinção: o que será necessário para que as empresas tomem uma atitude? – Greenpeace Internacional, 2019.


Pantanal. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/biomas/pantanal.html>. Acesso em 11 de Nov. 2020.


Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/ pantanal/bioma_pantanal/especies/>.


MAIS DE UM QUARTO DO PANTANAL JÁ FOI DESTRUÍDO. Disponível em: <https://metsul.com/mais-de-um-quarto-do-pantanal-ja-foi-destruido/>. Acesso em 11 de Nov. 2020.


Perícia aponta que incêndios no Pantanal de MT foram provocados por ação humana. Disponível em: <https://g1.globo.com/google/amp/mt/mato-grosso/noticia/2020/09/05/pericia-aponta-que-incendios-no-pantanal-de-mt-foram-provocados-por-acao-humana.ghtml?__twitter_impression=true>. Acesso em 10 de Nov. 2020.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo