Buscar
  • Coletivo Força Motriz

Natep Cultiva #2 - Agroecologia e Economia Solidária: pontes para uma sociedade mais justa

Atualizado: Jan 25

  • Por Eduarda Barros, Gabriella Marinho, Georgia Liporace e Leonardo Albuquerque, Equipe Natep Cultiva, CFM.



Um dos pilares do sistema agroalimentar proposto pela Agroecologia é a orga-nização de todos envolvidos no ciclo produtivo em torno de uma economia solidária. Este tipo de economia se caracteriza como uma maneira de comer-cialização baseada na aproximação e no estreitamento das relações entre consu-midor e produtor, se propondo a ser um sistema econômico mais justo, eficiente e sustentável, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ambiental.⠀


A Agroecologia incentiva a articulação entre produtores locais e consumidores para troca de sementes e mudas, conhecimentos e formação de redes para comercialização do que é produzido, aproximando a produção e o consumo e fortalecendo redes de agricultura locais, além de produtos sazonais e nativos, o que é cultural e ambientalmente vantajoso.


Se baseando na solidariedade e na segurança de retorno justo ao produtor, também causa impactos ambientais e energéticos muito menores na distribuição e abastecimento de alimentos, pois o tempo e a distância de deslocamento acabam sendo reduzidos e mais eficientes.



A Agroecologia só é possível através da cooperação econômica



Segundo Guzmán (2003), a Agroecologia é “o manejo ecológico dos recursos naturais, através da ação coletiva, para o estabelecimento de sistemas de controle democrático no âmbito da produção e da circulação”. A Economia Solidária, por sua vez, é praticada nas associações e cooperativas constituídas por agricultores familiares. Assim, ambas são ferramentas diferentes de luta social e de construção de práticas alternativas, que se entrelaçam na busca pela justiça para os povos dos campos e de áreas urbanas em vulnerabilidade social.


A Agroecologia visa resistir ao modelo de desenvolvimento econômico vigente, o qual perpetua a dominação das elites agrárias no meio rural, enquanto a Economia Solidária busca resistir ao modo capitalista de organizar as relações dos seres humanos entre si e

destes com a natureza. A associação destes conceitos resulta na valorização do trabalho e do saber, afirmando a supremacia destes em relação ao capital e buscando construir uma organização econômica que se baseia na democracia, na solidariedade e na cooperação.


Além disso, incentiva a autogestão dos trabalhadores e a construção de redes de colaboração como forma de integração, buscando manter ou melhorar recursos locais e globais dos quais são dependentes, o que move a luta pela construção de uma sociedade sustentável.



Se aprofunde no assunto!

Para saber mais sobre esse tema tão importante, indicamos a seguir alguns vídeos e materiais extra que abordam mais profundamente os pontos explicados no texto. Vale a pena conferir!



- VÍDEO -

Rádio Web Agroecologia - Economia Solidária - Campo Cidade.


- ENTREVISTA -

UNISINOS - Redes de Agroecologia como uma alternativa à agricultura industrial - Entrevista especial com Paulo Petersen.


- PODCASTS -

Jornal do Veneno - Coronavírus: Vai faltar comida? #2.

Pontes da Terra - Criando Pontes pela Agricultura Familiar.



Não deixe de acompanhar as nossas redes sociais para mais conteúdos como este! 🤲🏽🌿


Instagram: @coletivoforcamotriz

Facebook: @coletivoforcamotriz

Youtube: Coletivo Força Motriz




- FONTES CONSULTADAS NA PRODUÇÃO DESSE POST -


Agroecologia e Economia Solidária: Construção De Práticas Alternativas, Blog do PET Ecologia, 2016. Disponível em: <https://petecologia.wixsite.com/esalq-usp/single-post/2016/04/17/AGROECOLOGIA-E-ECONOMIA-SOLID%C3%81RIA-CONSTRU%C3%87%C3%83O-DE-PR%C3%81TICAS-ALTERNATIVAS>. Acesso em 19 de jul. de 2020.


Redes de Agroecologia como uma alternativa à agricultura industrial - Entrevista especial com Paulo Petersen, UNISINOS, 2018. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/159-noticias/entrevistas/579458-redes-de-agroecologia-como-uma-alternativa-a-agricultura-industrial-entrevista-especial-com-paulo-petersen>. Acesso em 20 jul. de 2020.


Altieri, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. – 4.ed. – Porto Alegre : Editora da UFRGS, 2004.




Posts recentes

Ver tudo